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THE FIRST VALUE IN HUMAN LIFE AND IN THE WORLD


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                               ACÇÕES HUMANAS E ACÇÕES DO HOMEM

É um dos deveres fundamental do ser humano, que é racional procurar prudentemente informar se autenticamente a realidade da sua própria natureza, para melhor compreender os elementos fundamentais que constroem a sua natureza humana. Esta visão mostra-nos que a verdadeira realidade da vida humana não é orienta pelas doutrinas mas sim pela verdade.

A vida humana compreende o conjunto dos elementos que constroem o processo vital que pode ser conduzido para o progresso, ou anacronismo do ser de uma determinada pessoa humana, dependendo inteiramente das próprias capacidades seja física ou mental que podem garantir autenticidade das suas convicções; e os meios que o seu ambiente lhe oferece. Antes de nos lançar mais para o além em relação à diferença existente entre ações humanas e ações do homem vamos analisar a origem da vida da pessoa humana num contexto cingido e profundo isto porque; praticamente sem vida não há nenhuma ação que homem pode realizar e obviamente onde não há a vida humana também não há ação do homem assim como ação humana.

Esta cientificamente reconhecida de que o poder do inconsciente do individuo ou de um determinado ser humano começa a se construir antes do seu nascimento. Em conexão com esta visão da origem da vida humana O Lepp salientou que; do mesmo modo que o corpo da criança vai tomando forma, progressivamente no útero materno, assim a psique ou a alma também tem seu período uterino da sua existência.[1]É neste período que a natureza espiritual da pessoa humana se desenvolve em coordenação com a sua natureza física. Contudo é relevante reconhecer que o ser humano possue três partes fundamentais que são alma que é o centro da vida, o espírito que constitui o centro da inteligência humana e o corpo físico. E é na base da unidade desses elementos que se construí o corpo vital de um determinado ser humano. Em conexão com o ponto de união entre o corpo e alma O Allan Kardec salientou que a união entre o corpo e alma começa na concepção, mas não-se completa, e só vai se completar no momento de nascimento. Desde o momento da concepção o espírito designado para tomar determinado corpo a ele se liga por um laço fluídico que se vai encurtando cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz ... e entra no número dos seres vivos.[2] Por outro lado à visão do Kardec é muito platônica, pessoa humana não se enquadra na lista dos seres vivos somente depois do seu nascimento mais antes do seu nascimento, visto que o nascimento é a realização de uma das fases do desenvolvimento ou progresso da vida humana ou pessoa humana no seu geral. Isto quer dizer mesmo no período da concepção uterina o individuo está na lista dos seres vivos, porque tem vida e é a partir de tal vida que ele vai cumprindo ou seguindo o seu processo de desenvolvimento até a fase do seu nascimento. E nada se completa nesta fase, visto enquanto vivo ele continua incompleto e vai buscando se completar ou ser perfeito por meio de seu processo de desenvolvimento que vai até o dia da sua morte.

Para que o individuo esteja autenticamente dentro ritmo expectivo do progresso do ser humano é necessário que haja o equilíbrio dinâmico no desenvolvimento assim como no funcionamento dos elementos acima mencionados. E é por meio desse equilíbrio que a pessoa estará mais inclinada na realização das ações humanas evitando assim o super inclinação nas ações dos homens. É real reconhecer que não tem como um ser humano privatizar-se das ações do homem para somente se restringir nas ações humanas, visto que as tais ações são de caráter natural e centram na sua própria natureza. As ações humanas, embora também tenham a sua base no poder natural do ser humano; mas nem todo ser humano tem esse poder de julgar e analisar as coisas no contexto autêntico e objetava. Assim, devido esta limitação que os seres humanos sofrem devido à fragilidade da natureza deles, o maior número das pessoas passam todo tempo das suas vidas realizando mais ações do homem e poucas ações humanas.

Na maioria dos casos, a violência é usada como meio para o alcance da justiça dentro de uma determinada sociedade onde prevalece a injustiça; mas não é humano utilizar a violência como meio para o alcance da justiça dentro de uma determina da sociedade. É digno e humano centrar no dialogo como fonte preponderante para o alcance da justiça dentro de uma determinada sociedade onde predomina a injustiça ou opressão de qualquer natureza. Praticamente o uso da violência, como solução de busca de justiça gera o problema acima de um outro problema; e isso resulta numa confusão de natureza caótica, beset ou Deus-nos-acuda. Moçambique por exemplo; é um dos países africanos que sofreu bastante, de guerras contra a dominação colonial assim como a guerra civil que no total cobriu 16 anos de conflitos. O partido da oposição por recorrer à violência como meio para o alcance da justiça criou problemas acima de outros problemas, no caso do atraso do desenvolvimento econômico, intelectual, social, político e moral.

Então ações do homem envolvem todas as ações que nós realizamos sem nos perguntarmos por que é que nós realizamos as tais ações, é o exemplo delas amor, ciúme, inveja, respiração, descriminação, ódio, em geral são ações instintivos e fisiológicos. Enquanto que as ações humanas têm a sua base na consciência, eles surgem como resulto da ação do julgamento racional. É digno o que está sublinhado de que human acts are imputable to man, so they envolve his responsability for very reason that he puts them forth deliberately and with self-determination. Moreover, they are not subject to physical laws which necessitate the agent, but to law which lays on the free- will under obligation which has no any interference with his freedom of choice. Besides, they are moral.[3] (As ações humanas são irrefutaveis para o homem, e têm uma responsabilidade centrada na consciência da pessoa que realiza as tais ações, por esta razão ela realiza deliberadamente e com determinação pessoal. Neste caso, ações humanas não são sujeitas a leis físicas que necessita o sujeito, mas as leis centradas na livre vontade e como dever que não tem qualquer interferência com a liberdade da escolha). Em geral ações humanas são aqueles que nós realizamos livremente e conscientemente na base da prudência e sabedoria. São ações que nós realizamos voluntariamente e convictos em justificar, por que é que nós realizamos as tais ações e quais são as suas conseqüências. Com essa visão as diferenças entre ações humanas e ações do homem tornam muito claras, e transparentes, e isso mostra-nos que a vida humana em si, não tem doutrinas, mas é o homem que cria doutrinas para impor dentro da sua própria vida. Neste caso as doutrinas são o resultado das ações do homem, isto quer dizer elas não fazem parte das ações humanas. Em relação às doutrinas atualmente muitas pessoas são abusadas, exploradas economicamente assim como moralmente e espiritualmente por meio de doutrinas religiosas, mas isso tudo é devido à ignorância, inocência ou pobreza intelectual. E devido a isso nas nossas sociedades predominam mais ações dos homens em vez das ações humanas. As pessoas deixam a serem manipuladas facilmente pelas doutrinas religiosas esmagando assim o espírito da fidelidade pela afirmação autêntica das verdadeiras realidades das suas vidas. Em conexão com essa visão Matthew sublinhou que estamos dentro duma cultura que não nos ensina a lidar com os sentimentos dolorosos e numa Igreja que freqüentemente nos ensina que a verdade está na Bíblia, no papa, nos pastores ou padres, nos sacramentos-em todos os lugares menos dentro de nós mesmos. A religião é freqüentemente ensinada como um sistema de controle, de regra, de rituais, de ideais - de obrigações. É muito fácil se nos orientar com esse tipo de crenças ou doutrinas para esmagar o processo da nossa vida, pensando ao mesmo tempo que estamos sendo bons cristãos, crédulos ou religiosos no seu geral.[4] Em relação a isso, uma mulher disse que odeia bastante ler as cartas de são Paulo apostolo que fala sobre a conduta ou relacionamento entre as mulheres casadas com os seus esposos; visto que está muito acentuado a submissão ou servilismo das mulheres nas suas relações com os seus esposos. E a qualquer momento em que ela é escolhida para fazer leitura das tais cartas dentro da Igreja, ela passa a leitura para outra pessoa. Mas ela não podia estar ameaçada pelas cartas de São Paulo, porque não é a visão de são Paulo, que define o verdadeiro ser de uma determinada mulher, mas sim a natureza da mulher em si, é que define o verdadeiro ser da mulher. Neste caso a mulher deve ser livre em seguir as suas convicções e também deve ser fiel a sua própria natureza, ela deve analisar, julgar e criticar objetivamente as realidades que compõem o ser da mulher, para melhor descobrir os elementos fundamentais e objetivos que constroem o ser autêntico de uma determinada mulher. Em geral a vida humana não é orientada pelas doutrinas é por isso que, quando as doutrinas prevalecem dentro das nossas sociedades ela é ameaçada. Atualmente, se levanta a visão de que o cristianismo devido as suas doutrinas, não há favoritismo no crescimento da população que professa a sua fé, ao contrario o muçulmanismo, as suas doutrinas promove a poligamia à coisa que garante um crescimento rápido da população que professa a fé muçulmana. Contudo este assunto não constitui como elemento fundamental deste trabalho, mas era somente para que as doutrinas estão na linhagem das ações do homem e não ações humanas.

Atualmente, com o desenvolvimento intelectual e da civilização humana, a igualdade dos elementos que compõem a espécie humana torna-se cada vez mais o pano de fundo. É relevante reconhecer que nas áreas políticas e sociais de alguns países que não prevalece o domínio das doutrinas religiosas nas áreas políticas e sociais apresenta-se com uns progressos notáveis no contexto de valorização das mulheres. Por outro lado à situação torna-se preocupante nas religiões, especialmente nas religiões onde o espírito do radicalismo notavelmente no caso de catolicismo e muçulmanismo. As mulheres embora, apresentassem-se com um número notável nas tais religiões, elas não podem exercer qualquer função ou exercício de elite dentro das tais religiões. Concluindo, eu saliento que é importante ativar nas nossas mentes aquilo que foi dito por Buda de que, gods may exist, but they can`t help us or do anything for us so there is no point in worrying about them, praying to them or looking to them for any aid. We humans know that we exist here and now so we need to worry about how to best live or our lives here and now, let the gods if there are any, to take care of themselves.[5] (os deuses podem existir mas eles não podem nos ajudar a fazer qualquer coisa para nós, por isso não há razão de passar todo tempo rezando para a eles,ou procurar, eles para nos dar qualquer ajuda. Nós, seres humanos sabemos que existimos aqui e agora, assim nós precisamos de nos preocupar em como é que podemos melhorar a vida ou a nossa vida aqui e agora, deixa os deuses existirem se existir algum para tomar o cuidado deles mesmos.) Esta visão soa com uma realidade ateu, mas numa visão critica, analítica e objetiva descobri no seu fundo de que não podemos nos limitar em crenças ou doutrinas para resolver as dificuldades de natureza humana, vamos partir na base das nossas convicções enraizada nosso estilo da vida, e daí busquemos os valores que garantem a melhoria das nossas vidas. Assim descobriremos que na verdade, a verdadeira realidade da vida humana não tem doutrinas.

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A DEFINIÇÃO DA PERSONALIDADE

             Uma apreciação do trabalho do Augusto Cury, em conexão com aminha visão e compreensão das idéias deles expressos no seu Livro intitulado por Revolucione a Sua Qualidade De Vida

        Na parte introdutória do seu livro dedicou à explicação, adequada em relação os elementos fundamentais que constituem a base do assunto Revolucionar a qualidade da nossa vida. Ele salientou que quem não tem o espírito de aprender a governar e proteger as emoções assim como os seus pensamentos tem oportunidade muito limitado de ser feliz tranqüilo e dificilmente pode se enquadrar na lista dos sábios. Atualmente fala se muito da liberdade na expressão dos sentimentos e emoções num sentido especial, e existem muitas pessoas que são muito eloqüentes, mas mesmo assim não chegam ao alcance de libertação dos sentimentos e emoções no seu sentido expectativo.O autor reconheceu a existência de muitas pessoas que sofrem de complexos de superioridade com tendências evidentes de pretenderem ser líderes, mas dificilmente tem tempo de definir e liderar as suas próprias personalidades.
Ele salientou também que é muito difícil mudar a realidade da nossa natureza ou ser, mas não ficará tarde (Os ingleses dizem better late than never) tentar realizar isso se nós tivermos oportunidade de refletir acima de nós mesmos para melhor entender as nossas limitações, sentimentos, emoções e daí definirmos a nossa personalidade, isto facilitará-nos a descrever a nossa própria historia. Estes constituem os elementos fundamentais e bases do titulo Revolucione a sua qualidade da vida.
         No campo científico, o autor revela que a grande preocupação do homem centra se na descoberta dos segredos deste mundo e não nos mistérios do mundo. Em conexão com isso ele define a alma humana como uma coisa muito pequena e que é a parte de um mundo infinito. Uma outra preocupação dele é a solidão, diz que existe um numero bastante elevado das pessoas que vivem na solidão, são crianças abandonadas nas ruas assim como os mais velhos. E a questão preocupante para ele é que muitas pessoas que se comprometem em escrever nunca apresentaram uma explicação mais aprofunda do significado de um sentimento de solidão embora fosse uma realidade que é vivida pela maioria dentro das nossas sociedades. Na verdade é que a questão da solidão é uma coisa muito comum e realmente complicada porque esta baseada no sentimento que é uma coisa muito subjetiva da realidade humana. 
Na verdade a solidão não é uma realidade que somente afeita as pessoas abandonadas, é normal para uma pessoa sentir se na solidão dentro da sua família assim como no meio dos membros da sua comunidade onde ele vive, neste contexto é que é completamente difícil compreender a realidade da solidão no seu contexto mais profundo, porque fisicamente a pessoa parece ser social e sempre unido com os outros mesmo assim ele continua ainda na solidão. Unidade física e a sua interação que ela tem exercida não satisfaz o seus sentimentos no contexto de se libertar da solidão. Isto pode ser justificada pela falta de pessoas disponível e confiante a ela no contexto de ter liberdade de revelar as suas emoções e sentimentos íntimos da sua personalidade. E por outro lado as pessoas sofrem do problema de solidão dentro das famílias ou comunidades devida a falta de auto-comunicação.A realidade atual oferece a chance para muita agente no mundo atual ter muita facilidade de interagir ou comunicar com as outras pessoas que vivem a volta deles, mas mesmo assim o problema de solidão continua a ser evidente, simplesmente porque as pessoas têm a falta de autoconhecimento; auto-comunicação; e a falta de reflexão acima das suas próprias vidas. As pessoas estão mais concentradas na realidade externa, valorizam mais conhecer melhor o que esta fora deles do que conhecerem eles mesmo para melhor revolucionar a qualidade de vida deles e definir a sua respectiva personalidade.O autor, aconselha-nos que devemos aceitar os outros nos considerar como estranhos, mas nunca podemos nos considerar ou aceitar ser estranhos de nós mesmo.
        Ele salientou que objetivo fundamental deste livro é de chamar atenção, dizer cuidado; o destruidor dos seus sonhos, emoções, desejos, pensamentos, e o seu amor não está fora de si; mas sim na sua própria mente ou memória são os conflitos que vives, invejas, ódios, que criaram raízes na sua memória e sempre que avista com a pessoa que você odeia, ou desgosta de imediato você perde o seu amor, paz , harmonia, os seus desejos, e sonhos vivendo assim o conflito, desanimo e frustrações e o único meio de se livrar dessas dificuldades é sempre procurar compreender a realidade das tais pessoas e não procurar fazer elas como você quer elas sejam, e também ter muita paciência, tolerância, evitar reclamações constantes e sempre procurar dar valor em perdoar os outros e perdoar-se.
        Contudo o autor reconhece que a maioria dos seres humanos inclusive os psiquiatras assim como psicólogos têm grandes dificuldades na gerencia e controlo dos seus pensamentos e emoções. Realmente ninguém é autentico em relação ao seu mundo psicológico. Mas um dos grandes problemas é a dificuldade de reconhecer as nossas fraquezas assim como os nossos conflitos internos fingimos que somos contentes enquanto somos tristes, fingimos que somos simpáticos, enquanto não somos, falamos de espírito partilha enquanto somos egoístas, invejosos, fingimos também de que estamos em paz, enquanto estamos em conflitos, fingimos que sabemos nos prevenir ou estamos prevenidos enquanto estamos no risco; além de tudo fingimos de que sabemos enquanto não sabemos. Mas nós devemos saber que o sábio é aquele que com muita facilidade, toma o espelho da sua alma para melhor reconhecer os seus erros, limitações e suas fraquezas e utilizá-lo como meios através do quais a sua inteligência com facilidade lhe identifica o caminho puro verdade. E método aconselhável para tal é aceitar ser o líder de si mesmo, e procurar entender a realidade das suas emoções, dos seus pensamentos e também procurar descobrir a si mesmo e a sua própria inteligência num sentido especial, e sempre ter um espírito critico nos seus atos e nas suas conquistas da sua vida. Sábio também é uma pessoa livre em reconhecer o que esta pelo seu controle e o que não esta por dentro do seu controle e isto constrói lhe uma habilidade que lhe permite aceitar o que esta dentro da sua responsabilidade para melhor compreender o que não lhe compete.
          É real afirmação de que ninguém é psicologicamente equilibrado isto porque não existe a estabilidade plena da energia psíquica humana, visto que ela se organiza; se desorganiza, e se reorganiza novamente. Por isso não há estabilidade dos sentimentos e modos de comportamento, isto esta relacionado com a própria natureza humana que é dinâmica no seu processo de desenvolvimento. Neste caso não existe pessoas que são complemente calmas; alegres; e sempre serenas e não existem também pessoas completamente ansiosas; irritadas e incoerentes em todos momentos. Isto quer dizer a pessoa mais tranqüila tem os seus momentos de ansiedade, e mais alegre tem também os seus momentos de angustia. E é por isso as pessoas questionam quando uma pessoa mostra se sempre alegre, ou emocionada suspeitando assim a insegurança. Enquanto para as pessoas se mostram cada vez mais calma tem muita facilidade de perder o valor de viver e expressar os seus emoções e sentimentos.
         A nossa mudança de felicidade para tristeza e vice versa resulta através da passagem inevitável da energia psíquica que pode ser prazer ou dor, pelo caos organizando se assim em novas emoções e neste processo torna se muito difícil evitar ou interromper as emoções; e pensamentos.
É aconselhável segurar a sua tranqüilidade, pois mais cedo ou mais tarde ela irá embora daí ansiedade baterá nas suas portas de emoção. Para evitar tudo isso treine a cultivar a sua tranqüilidade; proteja contra os estímulos estressantes, coloca se a contemplar a beleza das coisas mais pequenas assim como mais grandes da sua vida ou da vida humana em geral. Aprenda a educar as suas emoções e evite dar voltas em torno dos problemas porque na verdade problemas e irregularidades da vida nunca vão desaparecer mesmo na mais bela existência, problemas existem para serem resolvidos e não para perturbar a nossa vida.
       A definição da sua personalidade depende de si mesmo e a ela obriga a renuncia de alguns caracteres, que pode ser a forma de expressar, ou o controlo de palavras, modo de agir e o controlo de emoções. Na maioria dos casos fala se da liberdade de expressar os sentimentos e emoções, mas a dificuldade levanta no sentido de como expressar os tais sentimentos ou emoções; para tal nós devemos ter muita atenção em relação a este assunto porque a nossa libertação expressão dos sentimentos ou emoções pode ser o ferimento das almas dos outros, bem sabemos que os sentimentos ou emoções na maioria dos casos não são objetivos, mas sim subjetivas. E nós não somos completamente fieis pela verdade e a nós mesmos muito mais no uso da linguagem. Duma maneira geral a definição da personalidade depende de auto-conhecimento; assim como auto-avaliação, são necessidades que envolvem muitos elementos acima de nós mesmo. Por isso se você quer definir a sua personalidade não tenha medo de se olhar dentro de si mesmo e reconhecer que você não é super-homem ou mulher, mas sim uma pessoa normal que tem momentos vacilantes e reações incoerentes. Mas tenha a iniciativa curiosa e critica em procurar definir a sua personalidade, personalizando tudo que faz parte da sua identidade. É real dizer que não há heróis na escola da vida somos todos aprendizes.

 

atanasio1984@yahoo.com

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