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THE FIRST VALUE IN HUMAN LIFE AND IN THE WORLD


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                               ACÇÕES HUMANAS E ACÇÕES DO HOMEM

É um dos deveres fundamental do ser humano, que é racional procurar prudentemente informar se autenticamente a realidade da sua própria natureza, para melhor compreender os elementos fundamentais que constroem a sua natureza humana. Esta visão mostra-nos que a verdadeira realidade da vida humana não é orienta pelas doutrinas mas sim pela verdade.

A vida humana compreende o conjunto dos elementos que constroem o processo vital que pode ser conduzido para o progresso, ou anacronismo do ser de uma determinada pessoa humana, dependendo inteiramente das próprias capacidades seja física ou mental que podem garantir autenticidade das suas convicções; e os meios que o seu ambiente lhe oferece. Antes de nos lançar mais para o além em relação à diferença existente entre ações humanas e ações do homem vamos analisar a origem da vida da pessoa humana num contexto cingido e profundo isto porque; praticamente sem vida não há nenhuma ação que homem pode realizar e obviamente onde não há a vida humana também não há ação do homem assim como ação humana.

Esta cientificamente reconhecida de que o poder do inconsciente do individuo ou de um determinado ser humano começa a se construir antes do seu nascimento. Em conexão com esta visão da origem da vida humana O Lepp salientou que; do mesmo modo que o corpo da criança vai tomando forma, progressivamente no útero materno, assim a psique ou a alma também tem seu período uterino da sua existência.[1]É neste período que a natureza espiritual da pessoa humana se desenvolve em coordenação com a sua natureza física. Contudo é relevante reconhecer que o ser humano possue três partes fundamentais que são alma que é o centro da vida, o espírito que constitui o centro da inteligência humana e o corpo físico. E é na base da unidade desses elementos que se construí o corpo vital de um determinado ser humano. Em conexão com o ponto de união entre o corpo e alma O Allan Kardec salientou que a união entre o corpo e alma começa na concepção, mas não-se completa, e só vai se completar no momento de nascimento. Desde o momento da concepção o espírito designado para tomar determinado corpo a ele se liga por um laço fluídico que se vai encurtando cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz ... e entra no número dos seres vivos.[2] Por outro lado à visão do Kardec é muito platônica, pessoa humana não se enquadra na lista dos seres vivos somente depois do seu nascimento mais antes do seu nascimento, visto que o nascimento é a realização de uma das fases do desenvolvimento ou progresso da vida humana ou pessoa humana no seu geral. Isto quer dizer mesmo no período da concepção uterina o individuo está na lista dos seres vivos, porque tem vida e é a partir de tal vida que ele vai cumprindo ou seguindo o seu processo de desenvolvimento até a fase do seu nascimento. E nada se completa nesta fase, visto enquanto vivo ele continua incompleto e vai buscando se completar ou ser perfeito por meio de seu processo de desenvolvimento que vai até o dia da sua morte.

Para que o individuo esteja autenticamente dentro ritmo expectivo do progresso do ser humano é necessário que haja o equilíbrio dinâmico no desenvolvimento assim como no funcionamento dos elementos acima mencionados. E é por meio desse equilíbrio que a pessoa estará mais inclinada na realização das ações humanas evitando assim o super inclinação nas ações dos homens. É real reconhecer que não tem como um ser humano privatizar-se das ações do homem para somente se restringir nas ações humanas, visto que as tais ações são de caráter natural e centram na sua própria natureza. As ações humanas, embora também tenham a sua base no poder natural do ser humano; mas nem todo ser humano tem esse poder de julgar e analisar as coisas no contexto autêntico e objetava. Assim, devido esta limitação que os seres humanos sofrem devido à fragilidade da natureza deles, o maior número das pessoas passam todo tempo das suas vidas realizando mais ações do homem e poucas ações humanas.

Na maioria dos casos, a violência é usada como meio para o alcance da justiça dentro de uma determinada sociedade onde prevalece a injustiça; mas não é humano utilizar a violência como meio para o alcance da justiça dentro de uma determina da sociedade. É digno e humano centrar no dialogo como fonte preponderante para o alcance da justiça dentro de uma determinada sociedade onde predomina a injustiça ou opressão de qualquer natureza. Praticamente o uso da violência, como solução de busca de justiça gera o problema acima de um outro problema; e isso resulta numa confusão de natureza caótica, beset ou Deus-nos-acuda. Moçambique por exemplo; é um dos países africanos que sofreu bastante, de guerras contra a dominação colonial assim como a guerra civil que no total cobriu 16 anos de conflitos. O partido da oposição por recorrer à violência como meio para o alcance da justiça criou problemas acima de outros problemas, no caso do atraso do desenvolvimento econômico, intelectual, social, político e moral.

Então ações do homem envolvem todas as ações que nós realizamos sem nos perguntarmos por que é que nós realizamos as tais ações, é o exemplo delas amor, ciúme, inveja, respiração, descriminação, ódio, em geral são ações instintivos e fisiológicos. Enquanto que as ações humanas têm a sua base na consciência, eles surgem como resulto da ação do julgamento racional. É digno o que está sublinhado de que human acts are imputable to man, so they envolve his responsability for very reason that he puts them forth deliberately and with self-determination. Moreover, they are not subject to physical laws which necessitate the agent, but to law which lays on the free- will under obligation which has no any interference with his freedom of choice. Besides, they are moral.[3] (As ações humanas são irrefutaveis para o homem, e têm uma responsabilidade centrada na consciência da pessoa que realiza as tais ações, por esta razão ela realiza deliberadamente e com determinação pessoal. Neste caso, ações humanas não são sujeitas a leis físicas que necessita o sujeito, mas as leis centradas na livre vontade e como dever que não tem qualquer interferência com a liberdade da escolha). Em geral ações humanas são aqueles que nós realizamos livremente e conscientemente na base da prudência e sabedoria. São ações que nós realizamos voluntariamente e convictos em justificar, por que é que nós realizamos as tais ações e quais são as suas conseqüências. Com essa visão as diferenças entre ações humanas e ações do homem tornam muito claras, e transparentes, e isso mostra-nos que a vida humana em si, não tem doutrinas, mas é o homem que cria doutrinas para impor dentro da sua própria vida. Neste caso as doutrinas são o resultado das ações do homem, isto quer dizer elas não fazem parte das ações humanas. Em relação às doutrinas atualmente muitas pessoas são abusadas, exploradas economicamente assim como moralmente e espiritualmente por meio de doutrinas religiosas, mas isso tudo é devido à ignorância, inocência ou pobreza intelectual. E devido a isso nas nossas sociedades predominam mais ações dos homens em vez das ações humanas. As pessoas deixam a serem manipuladas facilmente pelas doutrinas religiosas esmagando assim o espírito da fidelidade pela afirmação autêntica das verdadeiras realidades das suas vidas. Em conexão com essa visão Matthew sublinhou que estamos dentro duma cultura que não nos ensina a lidar com os sentimentos dolorosos e numa Igreja que freqüentemente nos ensina que a verdade está na Bíblia, no papa, nos pastores ou padres, nos sacramentos-em todos os lugares menos dentro de nós mesmos. A religião é freqüentemente ensinada como um sistema de controle, de regra, de rituais, de ideais - de obrigações. É muito fácil se nos orientar com esse tipo de crenças ou doutrinas para esmagar o processo da nossa vida, pensando ao mesmo tempo que estamos sendo bons cristãos, crédulos ou religiosos no seu geral.[4] Em relação a isso, uma mulher disse que odeia bastante ler as cartas de são Paulo apostolo que fala sobre a conduta ou relacionamento entre as mulheres casadas com os seus esposos; visto que está muito acentuado a submissão ou servilismo das mulheres nas suas relações com os seus esposos. E a qualquer momento em que ela é escolhida para fazer leitura das tais cartas dentro da Igreja, ela passa a leitura para outra pessoa. Mas ela não podia estar ameaçada pelas cartas de São Paulo, porque não é a visão de são Paulo, que define o verdadeiro ser de uma determinada mulher, mas sim a natureza da mulher em si, é que define o verdadeiro ser da mulher. Neste caso a mulher deve ser livre em seguir as suas convicções e também deve ser fiel a sua própria natureza, ela deve analisar, julgar e criticar objetivamente as realidades que compõem o ser da mulher, para melhor descobrir os elementos fundamentais e objetivos que constroem o ser autêntico de uma determinada mulher. Em geral a vida humana não é orientada pelas doutrinas é por isso que, quando as doutrinas prevalecem dentro das nossas sociedades ela é ameaçada. Atualmente, se levanta a visão de que o cristianismo devido as suas doutrinas, não há favoritismo no crescimento da população que professa a sua fé, ao contrario o muçulmanismo, as suas doutrinas promove a poligamia à coisa que garante um crescimento rápido da população que professa a fé muçulmana. Contudo este assunto não constitui como elemento fundamental deste trabalho, mas era somente para que as doutrinas estão na linhagem das ações do homem e não ações humanas.

Atualmente, com o desenvolvimento intelectual e da civilização humana, a igualdade dos elementos que compõem a espécie humana torna-se cada vez mais o pano de fundo. É relevante reconhecer que nas áreas políticas e sociais de alguns países que não prevalece o domínio das doutrinas religiosas nas áreas políticas e sociais apresenta-se com uns progressos notáveis no contexto de valorização das mulheres. Por outro lado à situação torna-se preocupante nas religiões, especialmente nas religiões onde o espírito do radicalismo notavelmente no caso de catolicismo e muçulmanismo. As mulheres embora, apresentassem-se com um número notável nas tais religiões, elas não podem exercer qualquer função ou exercício de elite dentro das tais religiões. Concluindo, eu saliento que é importante ativar nas nossas mentes aquilo que foi dito por Buda de que, gods may exist, but they can`t help us or do anything for us so there is no point in worrying about them, praying to them or looking to them for any aid. We humans know that we exist here and now so we need to worry about how to best live or our lives here and now, let the gods if there are any, to take care of themselves.[5] (os deuses podem existir mas eles não podem nos ajudar a fazer qualquer coisa para nós, por isso não há razão de passar todo tempo rezando para a eles,ou procurar, eles para nos dar qualquer ajuda. Nós, seres humanos sabemos que existimos aqui e agora, assim nós precisamos de nos preocupar em como é que podemos melhorar a vida ou a nossa vida aqui e agora, deixa os deuses existirem se existir algum para tomar o cuidado deles mesmos.) Esta visão soa com uma realidade ateu, mas numa visão critica, analítica e objetiva descobri no seu fundo de que não podemos nos limitar em crenças ou doutrinas para resolver as dificuldades de natureza humana, vamos partir na base das nossas convicções enraizada nosso estilo da vida, e daí busquemos os valores que garantem a melhoria das nossas vidas. Assim descobriremos que na verdade, a verdadeira realidade da vida humana não tem doutrinas.

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FREEDOM WITHOUT TRUTH

       One of the hardest things in this world is to be faithful in defending the truth in objective or impartial perspective. On the other hand, this can be justified on the basis of human identity which bases on subjectivity rather than objectivity, in addition to the reality of our present world in which people give more value the Power of having than the Power of being. 
    However, we have feelings, interests, desires, and in most cases these elements are more subjective rather than objective. Although we are most inclined on the subjective reality, we hardly do understand our features that built our individuality, we hardly know ourselves in its  expected sense. Nevertheless, it is also very difficult for us to fight for realization of good actions that intend to ensure our well being, though we always like to be seen as good people, intelligent, wise, to be loved  in general we do enjoy being praised. But the most interesting thing is that we hardly recognize the intelligence and wisdom of others, we do put down our brothers, friends and so on; we do judge them as well as criticize them, but we rarely judge and criticize ourselves, this means we criticize others without self-critic and we also judge others without self-judging and
as a result we do suffer a lack of self-knowledge or the knowledge of ourselves as well.
       Today's world constitutes the juncture of technological advances, and the originality of the inventors, artists, thinkers are the best things that draws attention to society, most people are much concerned with the present and the future life, the past can be referred to only if there is an issue or an idea that can give a satisfactory answer to the difficulties of the actual world. People are most concerned with achieving a model of original thinking that can answer the problems experienced by many people in this globalized world. It is also true to say that there is a clear inclination of individuals in the material world, satisfaction or pleasure and comfortability or convenience. However, there are also those who are most focused on valuing human life, and they reveal this spirit by showing a great interest in searching for the solutions for the problems that threaten the world in general. Again they are the people who do recognize that in life when we fight for being objective, realistic and faithful in defense of truth and justice; we can easily become best and true protectors of human life through moral values that guarantee peace and harmony within our societies. And the more we force ourselves to be true, realistic and objective we can easily run the better chance of becoming unique in the way of thinking and expressing our thoughts. One of the most feared and rejected ideologies nowadays is fundamentalism, but by looking at it on the bases of my critical point  of view, I do understand that  nobody is completely against fundamentalism. It is true that many people are most concerned with present and future life, but they find also a need of looking the past, but not  in the sense of living the past because the aim is not to repeat the history but updating our way of living, and taking the past as reference when there is a need for answering our actual problems which we are facing within our societies. As we can see there are many products of technology that have their references in the history, so from development of technology and evolution of humanity, they are always becoming more sophisticated. In this case, fundamentalists will not be in contradiction with the vision of modern societies if they have a conviction of holding the thoughts or ideas that are based on their credibility, and which can give the answer to the problems and difficulties which people are facing in today’s world. Thus, the fundamentalists on bases of their convictions must find fundamentalistic thoughts which are authentic and reasonable for providing satisfactory answers to the problems that humanity is facing. And those answers must not intend to introduce fundamentalistic principles nor repeating the historical reality, but rather to authenticate or dignify the reality of the current world.
      Fundamentalism is rejected because the world today is fighting for the scope of a pure freedom. Many countries have chosen to follow politically democratic principles as a starting point for obtaining the true freedom. However, the concern could not be in the range of pure freedom, because to talk of a pure freedom is to speak of liberty without law or rules, and if so the world will run a risk of becoming the ground of success for the powerful and strong people , and hell for the poor and weak. Our challenge for the realization of pure liberty is leading us to the realization of debauchery rather than the real freedom, which is within our expectations. In this case we are called to take a critical view about our interests. For us in order to live the freedom in its expected context we should have an awareness of being patient and tolerant, that because we're in a society whereby there are many people with different partialities or interests as well. So if we want to live our freedom in its expected sense, we should always bear in mind that our freedom is limited by norms and rules that guide the people within our society, that means if we are acting on the bases of our liberty we have also to recognize the rights and the freedom of others who are part of our society. In this case, any time that we want to exercise our freedom we must also remember the limits of our freedom; so that others can also exercise their freedom. And the existence of rules and laws within our societies makes the freedom to be experienced under specific boundaries. It is true to hold that not all laws promote justice but in most cases favor the presence of peace and harmony. The trouble is that many people when they speak of freedom; they do forget that the so-called freedom must be exercised on the basis of human reality, this means that I can not act as a monster, in order to justify that I'm free or I'm exercising my freedom. Let everything to be done in its expected sense that means human freedom has to be exercised under rational principles as well as human values and the freedom or liberty of animals or irrational beings has to be also exercised under irrational rules or norms because that is a part of their nature. So what is meant to be human must always remain as human, and it has to be dealt as human; and what is meant for irrational beings leave it to remain as irrational. Our freedom must respect our human nature. In this case, when we want to live our freedom we must take into account the respect of all human values, and thus we can easily avoid falling into debauchery or being slaves of freedom.
        One of the concerns of the world today is the issue of prejudice; many people are singing this expression as the mean of seeking to prevent themselves from being judged on the basis of their appearances. But in fact this problem can only be eliminated on the basis of personal conviction of analyzing things on the basis of liberal and realistic views. This was one of the issues that gave a great challenge to phenomenologist philosophers. They advised people to describe or talk about the reality of things as they are, and not as they appear according to our point of view. However, this problem is difficult to be solved from my point of view, because it is very difficult to analyze or make an observation of something without having a reflection on our own experience. If I was bitten by the snake every kind of snake that I find in the course of my life I can easily remember that snake which had bitten me five years ago. And on the other hand, we have  feelings that I can consider as intuitional which normally use to arise when we meet new people or experiencing new things. Sometimes we meet people who display a reality of being good to us and we easily open our hearts to them, while others we hate  their appearances and not because they have done something wrong to us, but rather under our intuitional feelings which even ourselves cannot explain their root; and it is normal for all human beings. What’s more when we try to analyze deeply we find that we did not plan to hate such people, but it is just from intuitional feelings of hate that rose automatically against such people when we met them for the first time. In connection with this John Powell points out that for example, if I see you coming towards me and I perceive you in my mind's eye as a dear friend, warm feelings will come over me, the smile will light up my face. I will reach out to shake your hand or to embrace you. However, if I see you approaching me, and I perceive you as hostile, intent on robbing or hurting me, my physical, emotional, and behavioral reactions will be just the opposite. It all depends on how I see or perceive you[1]. As we can see from the Powell’s point of view which displays a true reality which, we live and experience in our daily life. In this case, someone before talking about the problem of biasness or prejudice as well he must first seek to understand his own vision and his daily feelings as well as his own authentic reality in relation to the issue of prejudice or biasness. Because if we are analyzing carefully and in the critical context we can easily discover that every human being in its normal condition is biased or prejudiced. Of course, in many cases we pretend that we are not, but only that group is the one of the biased or prejudiced people; we say this because we normally like to be seeing as wise, good people in general we like to be praised. I remember the story of a priest who was working in India, he was promoting the rights of women and advising and telling them, that they were free to express their positions ahead of their spouses, so they should not allow to be dominated by their husbands, but women themselves were against the hint of a priest simply, because it was not within the merit for them to act in such a way before their husbands mainly in relation to their culture. That is to say before we act we must seek to know how can we act and defining the reality things in such specific environment in connection  to the way which we intend to act in that specific place, so that it can give or provide satisfactory answers depending on the needs of that particular society. Sometimes we have praiseworthy initiatives but not suitable for that particular environment. However, when we try to be careful about the environment so that our actions will not contradict the reality and the demands of a given place; we are in the world of prejudice because we are anticipating that they will not be pleased with our way of acting. In short we are called to predict the need and reality of environment, because human reality is not static but it is dynamic, if kissing is normal and a part of culture in my country, elsewhere it can be seeing as a strange act, in this case we are called to understand the reality of environment before acting. Let's define our own being before we worry about defining the reality or authenticity of others, because after defining our own human authenticity on the basis of our own experience or reality as well, we can easily show others the true path towards realization of human authenticity on the basis of our own experience.

ATANASIO FABRINO

atanasio1984@yahoo.com



[1] John Powell, The Christian Vision: The truth that sets us free (New York: A division of DLM, Inc. 1984) 6

 

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